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Cinema São Jorge

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Ennio | Sessão de Abertura

Ennio | Sessão de Abertura

15ª Festa do Cinema Italiano
"Ennio" é um retrato profundo de Ennio Morricone, o compositor de filmes mais popular e prolífico do século XX, o mais amado pelo público internacional, duas vezes vencedor do Oscar e autor de mais de quinhentas partituras inesquecíveis. O documentário, exibido no 78º Festival de Veneza, apresenta-nos o compositor e maestro através de uma longa entrevista conduzida por Tornatore e depoimentos de realizadores e músicos, incluindo alguns bem conhecidos do grande público como Bernardo Bertolucci, Marco Bellocchio, Dario Argento, Quentin Tarantino, Wong Kar Wai (um dos produtores e distribuidor do filme), Bruce Springsteen, John Williams ou Hans Zimmer. A esta longa lista de admiradores e colaboradores, juntam-se fragmentos da vida privada de Morricone, gravações dos espectáculos, excertos dos filmes e imagens inéditas dos arquivos pessoais. Embora seja impossível circunscrever o génio superlativo e revolucionário de Ennio Morricone em duas horas e meia, este belo tributo ao “Il Maestro" consegue revelar parte do mistério por detrás da sua extraordinária criatividade.
Piccolini Sessão 1  | O Pequeno Mundo de Leo

Piccolini Sessão 1 | O Pequeno Mundo de Leo

15ª Festa do Cinema Italiano
Uma programação do PLAY - Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil de Lisboa, que nos dá a conhecer a trabalho de um dos mestres do cinema de animação Giulio Gianini, autor de grandes obras-primas realizadas em stop motion, e do autor Leo Lionni, criador de vários livros infantis. Um peixe é um peixe, Cornelius, Swimmy e Frederico são os heróis desta coleção de curtinhas, animais que se questionam e filosofam. Cinco fábulas poéticas com desenhos magníficos, adaptados dos livros do ilustrador Leo Lionni, que maravilham os mais pequenos e fazem sorrir os crescidos. Um Peixe é um Peixe (5')A amizade entre uma rã e um peixe. Uma rã conta ao peixinho as belezas da terra, e o peixinho, do fundo do seu lago, vai imaginando…. Eles são grandes amigos aprendendo a respeitar as leis da natureza. Cornelius (5')Um crocodilo habilidoso. Um crocodilo realiza uma proeza extraordinária: caminha apenas com duas patas! Assim Cornelius consegue ver mais longe do que os outros.É meu! (5')O prazer da partilha. Três rãs discutem sem parar. Um sapo dá-lhes um aviso: parem ou vão-se arrepender! Elas terão que se apoiar para ultrapassar uma tempestade.Swimmy (7')O prazer da descoberta. Swimmy é o único peixinho negro entre milhares de peixinhos vermelhos. Um dia apareceu um grande peixe, feroz e faminto…. A curiosidade e a coragem levam o Swimmy a enfrentar o perigo, juntando-se aos outros peixinhos, conquistando assim a liberdade.Frederico (7')Frederico, o ratinho pensador e a sua flor. Enquanto aos outros ratos do campo se abastecem de milho e avelãs para o inverno, Frederico, um ratinho muito especial, abastece-se de sol, cores e palavras. Os raios de sol para se aquecer durante o inverno frio, as cores para tornar colorida a estação mais cinzenta do ano e as palavras para aliviar o aborrecimento…
Afirma Pereira

Afirma Pereira

15ª Festa do Cinema Italiano
Obra emblemática sobre a resistência contra o totalitarismo e a censura, Afirma Pereira é um retrato da asfixia cultural imposta pelo salazarismo e um olhar sobre a progressiva tomada de consciência de um homem dos anos 1930 contra a ditadura que se vai erguendo. Com realização do italiano Roberto Faenza, Afirma Pereira é uma co-produção entre Portugal, França e Itália que adapta para o cinema o romance homónimo de António Tabucchi e que apresenta Marcello Mastroianni numa das suas últimas grandes interpretações, em que a capital portuguesa é tida como o palco secundário dos conflitos políticos da Segunda Guerra Mundial. Obra emblemática sobre a resistência contra o totalitarismo e a censura, Afirma Pereira é um retrato da asfixia cultural imposta pelo salazarismo e um olhar sobre a progressiva tomada de consciência de um homem dos anos 1930 contra a ditadura que se vai erguendo. Com uma banda sonora inesquecível da autoria de Ennio Morricone, destaca-se a canção A Brisa do Coração na voz de Dulce Pontes.
Futura, ou o que está por vir

Futura, ou o que está por vir

15ª Festa do Cinema Italiano
Seguindo as pisadas de filmes como “Comizi d'Amore” de Pier Paolo Pasolini, Futura é um retrato de Itália construído através dos olhos de adolescentes que falam sobre os lugares onde vivem e se imaginam, divididos entre as oportunidades que os cercam, o sonho do que querem ser, o medo de fracassar e as provações que esperam ultrapassar. Seguindo os passos de uma longa linhagem de documentaristas, um coletivo de três cineastas italianos conhecidos pelo seu cinema politicamente perspicaz – Pietro Marcello (Martin Eden), Francesco Munzi (Almas Negras) e Alice Rohrwacher (O País das Maravilhas) – partiu para entrevistar os jovens italianos sobre as suas esperanças, sonhos e medos para o futuro. Com as divisões políticas de hoje, o desconforto socioeconómico, a dependência excessiva da tecnologia e a crise climática global, as conversas que eles promovem parecem particularmente urgentes. Concentrando-se nas esperanças e medos da próxima geração, Futura captura um instantâneo do que pode estar por vir.
Atlas

Atlas

15ª Festa do Cinema Italiano
Um drama maduro sobre a elaboração do luto e a relação com o outro, “Atlas” é um filme de tirar o fôlego e a segunda longa-metragem de Niccolò Castelli, que conta com a interpretação da atriz e cantora Matilda De Angelis. Apaixonada por escalada, Allegra decide marcar uma viagem para Marrocos para alcançar o topo da cordilheira Atlas. A sua viagem termina abruptamente quando um homem explode uma bomba num café onde estavam os seus três amigos, que morrem no ataque terrorista. Aniquilada pelo sentimento de culpa e pelo desejo de vingança, ela recolhe-se na sua solidão. Para voltar a desfrutar da vida feliz que levava, Allegra vai empreender uma longa luta contra si mesma e é nesse contexto que conhece Arad, um jovem refugiado do Médio Oriente. Neste drama de Niccolò Castelli sobre o luto e renascimento, a jovem atriz e cantora Matilda De Angelis prova que é uma das melhores promessas do novo cinema italiano.
Freaks Out

Freaks Out

15ª Festa do Cinema Italiano
Roma, 1943: Matilde, Cencio, Fulvio e Mario vivem como irmãos no circo de Israel. Quando Israel desaparece misteriosamente, talvez em fuga ou talvez capturado pelos nazis, os quatro são deixados sozinhos na cidade ocupada, mas os seus poderes sobrenaturais vão despertar a atenção de alguém, com um plano que poderá mudar o curso da história. Fulvio está coberto de pêlos da cabeça aos pés e tem uma força sobre-humana. Matilde é uma rapariga que consegue produzir energia e eletrocutar qualquer pessoa que lhe toque, tão elétrica que acende lâmpadas colocando-as na boca. Mario é um anão com capacidades de manipular qualquer objeto de metal. E Cencio, interpretado por Pietro Castellito, é um rapaz albino que consegue controlar os insetos à sua volta. Estes são os quatro heróis, cheios de verdade e pathos, de um universo imaginário construído à volta de um dos mais horríveis episódios da história da humanidade - a Segunda Guerra Mundial. Quando parecia que as aventuras de super-heróis já tinham sido exploradas de todas as maneiras, Gabrielle Mainetti regressa à realização, cinco anos depois de “O Meu Nome é Jeeg Robot”, para demonstrar que a criatividade dos italianos nos filmes de género é (quase) inigualável.
Il Buco In Testa

Il Buco In Testa

15ª Festa do Cinema Italiano
Os anos de chumbo, um período de turbulência sociopolítica na Itália que durou desde o final dos anos 1960 até o fim da década de 1980, são um período que continua a despertar o interesse do cinema italiano. Com “Il buco in testa” o experiente realizador Antonio Capuano foca-se pela primeira vez naquela época e nas consequências no presente. Maria S. vive perto do mar, na província de Nápoles. Quarenta anos antes, um ativista de extrema esquerda matou o seu pai, o vice-almirante Antonio Custra, durante um comício político. Maria nasceu dois meses após o assassinato. Um dia descobre que o assassino tem um nome, um rosto, um emprego, e que vive em Milão, depois de ter estado na prisão a cumprir a pena por homicídio.Em competição no Festival de Cinema de Turim, “Il buco in testa” de Antonio Capuano explora este encontro e as consequências do assassinato de Custra a partir da perspectiva de Maria, embarcando numa “interpretação livre dos factos reais", segundo o realizador.
Piccolini Sessão 2 | Iguais mas desiguais

Piccolini Sessão 2 | Iguais mas desiguais

15ª Festa do Cinema Italiano
Curtas metragens que retratam a igualdade de género, crianças com deficiência que superam todos os obstáculos. MatildeVito Palmieri, 2013, 10’, LegendadoMatilde é uma criança inteligente. No entanto, algo na sala de aula a perturba. Conjugando as sugestões do seu professor, o interesse pelas ferramentas da mãe e a paixão pelo ténis, Matilde encontra uma solução original para alcançar a tranquilidade.A MoscaLa Mosca, Marco di Gerlando, 2015, 7’11’’, Sem diálogoPerante o desafio de desenhar um animal de nome começado por M, Carlotta experiencia um bloqueio artístico. RockyDaniele Pini, 2017,15', LegendadoUm amigo imaginário está destinado a ter uma vida curta. Como Leo tem uma paixoneta por uma menina da escola, Rocky sabe que o seu prazo de validade está a chegar ao fim. Mas quer sobreviver, mesmo que prejudique o seu melhor amigo. Valerá a sua sobrevivência mesmo a pena? 2 Pés EsquerdosDue Piedi Sinistri, Isabella Salvetti, 2015, 6’, LegendadoNum bairro histórico de Roma, Mirko joga à bola com os seus amigos enquanto Luana espera pelo seu pai. Acabam por se falar, num encontro cheio de equívocos surpreendentes! Luce e EuLuce & Me, Isabella Salvetti, 2019,10’, LegendadoUm rapaz de 10 anos está no carro com o pai, um fanático do clube de futebol Roma. Eles estão atrasados, o derby está prestes a começ ar, mas primeiro têm que ir a outro lugar.
Os Monstros | Centenário Vittorio Gassman & Ugo Tognazzi

Os Monstros | Centenário Vittorio Gassman & Ugo Tognazzi

15ª Festa do Cinema Italiano
Este cínico e irónico retrato da Itália pós milagre económico é, sem sombra de dúvida, um dos filmes mais representativos do estilo cinematográfico de Dino Risi.Dividido em 20 capítulos de duração variável, o filme evidencia de forma humorística os vícios, defeitos, hipocrisia e paradoxos da sociedade Italiana dos anos 60. Este cínico e irónico retrato da Itália pós milagre económico é, sem sombra de dúvida, um dos filmes mais representativos do estilo cinematográfico de Dino Risi. Uma crítica social que atravessa todas as classes e não deixa ninguém impune. Uma jóia absoluta da commedia all’italiana protagonizada por Vittorio Gassman e Ugo Tognazzi, presentes em todos os capítulos.
Il Corto | Sessão de Curtas

Il Corto | Sessão de Curtas

15ª Festa do Cinema Italiano
La Napoli di mio padrede Alessia BottoneItália, 2021, 20', Legendas Português, Documentário, Biografiacom Giuseppe BottonePor meio de imagens de arquivo e uma narração sóbria, La Napoli di mio padre leva-nos de volta ao tempo em que as grandes cidades eram uma grande família. The Nightwalkde Adriano ValerioItália, 2021, 15', Legendas Português, DocumentárioJarvis tinha acabado de se mudar para o seu novo apartamento em Xangai, quando a pandemia começou. Com dificuldades para lidar com a solidão, começa a ter pensamentos sombrios e ansiosos. L'ultimo spegne la lucede Tommaso SantambrogioItália, 2021, 20', Legendas Português, Dramacom Valentina BellèYuri, Casagrande Conti, Claudio AbbiatiAo regressar de um jantar, um jovem casal fica subitamente trancado fora de casa. Enquanto o cão ladra do outro lado da porta, e o cansaço e a frustração aumentam, esta situação traz ao de cima os problemas no relacionamento do casal. Il turnode Chiara Marotta & Loris Giuseppe NeseItália, 2021, 14', Legendas Português, Dramacom Rossella di Martino, Rachel Emanuel, Vanda Taiani CirilloAnna e Lucia cuidam de Maria, uma idosa acamada que vive numa casa grande, antiquada e silenciosa. Anna cuida de Maria durante o dia, enquanto Lúcia tem o turno da noite: a mudança de turno é o único momento em que as duas jovens se encontram mas as diferenças entre elas sentem-se diariamente. Ofeliade Pierfrancesco BigazziItália, 2021, 11', Legendas Português, Documentáriocom Ofelia BorgheresiOfelia tem 92 anos e as suas memórias nebulosas continuam a desaparecer. A única maneira de desacelerar a ação imparável do tempo é documentar o presente e redescobrir o passado nas velhinhas películas Super 8.
Una Femmina

Una Femmina

15ª Festa do Cinema Italiano
Rosa é uma jovem inquieta e rebelde, que vive com a avó e o tio numa cidade da Calábria, entre montanhas e rios secos. Para Rosa, chegar à idade adulta significa trair a sua família e procurar a vingança, mas quando esta família é a 'Ndrangheta - uma organização mafiosa - cada passo pode ser fatal. Francesco Costabile estreia-se nas longas-metragens com um poderoso drama, com toques de terror psicológico, sobre a rebelião de uma mulher em luta contra as estruturas arcaicas da máfia. A beleza e a violência andam de mãos dadas e a paisagem selvagem da Calábria é o pano de fundo desta primeira obra impressionante, inspirada no livro de investigação “Fimmine ribelli” sobre a violência contra as mulheres no seio de famílias que pertencem à 'Ndrangheta, a associação mafiosa que se formou na região da Calábria e que é hoje uma das organizações criminosas mais influentes, poderosas e perigosas do mundo. Exibido na secção Panorama do Festival de Cinema de Berlim, o primeiro filme de Costabile estreou em simultâneo nos cinemas italianos.
Avere Vent'anni + Romeo e Giulietta

Avere Vent'anni + Romeo e Giulietta

15ª Festa do Cinema Italiano
Avere Ventannide Massimo CoppolaItália , 2004, Legendas Português , documentário televisivo Avere Ventanni é uma série de documentários transmitidos entre 2004 e 2007 na MTV Itália e depois no canal LA7, concebidos e realizados por Massimo Coppola. Um programa que trouxe a juventude italiana para os ecrãs de televisão nos anos de Berlusconi. Tabus, manias, sonhos e raivas da geração MTV, Avere Ventanni é um retrato da vida quotidiana dos jovens italianos abaixo dos 30 anos. Romeo e Giuliettade Massimo CoppolaItália, 2015, 56, Legendas Português, Documentáriocom Massimo Coppola, Valerio Mastandrea, Mary Monrovich, Hasib Omerovich Nino e Mary têm dezesseis anos e moram em Roma, num acampamento nómada em Tor de' Cenci. Massimo Coppola encena Romeu e Julieta num lugar onde a história contada por Shakespeare ainda é absurdamente atual: um acampamento cigano. Nino e Mary têm dezesseis anos e moram em Roma, num acampamento nómada em Tor de' Cenci. Esta é a história da tentativa de encenar Romeu e Julieta num lugar onde a história contada por Shakespeare ainda é absurdamente atual - Nino e Maria pertencem a duas famílias inimigas que querem impedi-los de estarem juntos. Um curto mas pertinente documentário, realizado por Massimo Coppola.
America Latina

America Latina

15ª Festa do Cinema Italiano
Uma história de amor e como todas as histórias de amor, um thriller. Os irmãos D'Innocenzo sabem fazer grande cinema e mais uma vez provam que filme após filme não se apoiam em padrões repetíveis e que estão empenhados em inquietar não só o público, mas também eles próprios. Massimo Sisti é proprietário de uma clínica dentária que tem o seu nome. Profissional, cortês e calmo, conseguiu tudo o que poderia ter desejado: uma villa enorme num ambiente tranquilo e uma família que o ama e que lhe faz companhia ao longo dos dias, dos meses, dos anos. A sua mulher Alessandra e as filhas Laura e Ilenia são a sua razão de ser, a sua felicidade, a recompensa por uma vida enraizada no auto-sacrifício e honestidade. É então que o imprevisto irrompe nesta primavera imperturbável e calma: num dia como qualquer outro, Massimo desce à sua cave e o absurdo toma conta da sua vida. America Latina, dos irmãos Damiano e Fabio D'Innocenzo, foi apresentado na competição oficial do 78º Festival de Veneza e recebeu rasgados elogios.
La Vedurta Luminosa

La Vedurta Luminosa

15ª Festa do Cinema Italiano
La veduta luminosa convida-nos a “passear” pela Floresta Negra com Emmer, um realizador intransigente que pretende fazer um filme sobre Friedrich Hölderlin. La veduta luminosa convida-nos a “passear” pela Floresta Negra com Emmer, um realizador intransigente que pretende fazer um filme sobre Friedrich Hölderlin. Interpretada por Catarina Wallenstein, a assistente de produção não poderia ser mais diferente de Emmer mas é precisamente dessa distância que surgirá a força de uma cumplicidade inesperada. O filme, exibido no Fórum da última Berlinale, mergulha progressivamente numa zona suspensa, é um passeio maravilhoso pela floresta que confronta Emmer com os mistérios incontáveis da natureza e da vida.
100 Anos de Beppe Fenoglio | Apresentação do livro "Uma Questão Privada"

100 Anos de Beppe Fenoglio | Apresentação do livro "Uma Questão Privada"

15ª Festa do Cinema Italiano
O romance Una questione privata foi publicado pela primeira vez em Abril de 1963, dois meses após o falecimento do autor, juntamente com Un giorno di fuoco, pela Garzanti. Embora a redacção do romance tenha começado em 1960 e continuado até finais de 1961 (conforme as testemunhas epistolares do próprio Fenoglio), a seguir a essa data não há mais referências directas do autor a esta obra, acabando por ficar inédita durante a sua vida.
Mondocane

Mondocane

15ª Festa do Cinema Italiano
Mondocane, uma história pós-apocalíptica de violência, crueldade e inocência perdida é o filme de estreia de Alessandro Celli, produzido por Matteo Rovere que ultimamente tem injetado alguma energia no cinema de género italiano. No futuro, a cidade de Taranto foi isolada do resto do país e evacuada devido aos danos causados pela siderurgia. Dentro das cercas, gangues criminosos lutam pelo controle do território. Entre eles o Formiche, um exército de miúdos liderados pelo temível Testacalda. Enquanto do lado de fora a polícia tenta manter a ordem, os dois adolescentes Pietro e Christian entram em contato com o grupo e atraem a atenção de Testacalda, que terá que escolher qual dos dois rapazes colocar sob a sua alçada.Mondocane é um sólido exercício que mistura o tom pós-apocalíptico com o cyberpunk, pessimista tal como o género exige, num cenário distópico onde Roma já não é a capital.
Salvatore

Salvatore

15ª Festa do Cinema Italiano
Exibido no Festival de Berlim, é a empolgante história humana, artística e empresarial do estilista Salvatore Ferragamo, da província de Avellino, ao encontro com Hollywood, contada pela lente de Luca Guadagnino. Nascido em Bonito em 1898, no seio de uma numerosa família camponesa, Salvatore Ferragamo desde cedo encantou-se com a magia ligada à arte de criar sapatos. Determinado a perseguir o seu sonho, emigrou muito jovem para a Califórnia, durante a era do cinema mudo em Hollywood. Durante a sua ligação a Hollywood, Ferragamo desenhou sapatos para estrelas do cinema como Marilyn Monroe ou Judy Garland, contribuindo para a longa relação entre a indústria da moda e o cinema. Luca Guadagnino reúne inúmeros depoimentos inéditos, materiais e várias intervenções de especialistas em moda, figurinos e cinema, entre os quais Christian Louboutin, Manolo Blahnik e o realizador Martin Scorsese. Um filme que revela o encanto de uma figura complexa, um ícone da moda italiana e mundial que nunca perdeu de vista a importância dos laços familiares.
Europa

Europa

15ª Festa do Cinema Italiano
Um menino iraquiano tenta cruzar a fronteira entre a Turquia e a Bulgária para chegar à Europa, mas é imediatamente parado na fronteira pelas forças policiais que muitas vezes se unem ao crime organizado. É então que foge para a floresta, numa luta pela sobrevivência. “Europa”, escrito e realizado pelo filho de um imigrante iraquiano e mãe italiana, fala-nos da experiência da migração. O realizador Haider Rashid elimina qualquer distância entre o espectador e o seu protagonista, lançando-nos numa experiência imersiva: sentimos o calor, a fome, a fadiga e, acima de tudo, o terror. Os inimigos aparecem de repente diante dos seus olhos e dos nossos, e são inimigos sem identidade, corpos armados sem nomes.Europa é quase um filme mudo, exceto pelos sons da respiração ofegante do protagonista e pelos tiros que ocasionalmente perfuram o silêncio da floresta. Cinematograficamente, a experiência de “Europa” evoca filmes como o húngaro “O Filho de Saúl”: uma jornada de obstáculos através do inferno, que sentimos com todos os cinco sentidos.
Lovely Boy

Lovely Boy

15ª Festa do Cinema Italiano
Lovely Boy é uma parábola clássica de ruína e renascimento que mostra a dificuldade de crescer, em qualquer idade, e as cicatrizes que ficam quando finalmente se consegue ser adulto. Nic, também conhecido como Lovely Boy, forma a dupla XXG com seu amigo Bornéu e é uma estrela em ascensão da cena musical trap em Roma. Apático e desinteressado por tudo - a família, a namorada grávida, os produtores que o bajulam - Nic está perdido numa espiral de drogas e de autodestruição que o leva a deitar tudo fora.O filme, escrito pelo próprio realizador Francesco Lettieri e por Peppe Fiore, percorre vários blocos narrativos cruzados que se focam numa existência perdida, entre um presente a ser reconstruído e um passado a deixar para trás. Lovely Boy, a segunda longa-metragem do realizador, é acima de tudo a história de uma reeducação para a vida.
Ariaferma

Ariaferma

15ª Festa do Cinema Italiano
Sob a capa de “filme de prisão”, a câmara de Leonardo Di Costanzo mergulha no labirinto da verdadeira natureza humana. Um thriller poderoso, embora subtil, sobre as dinâmicas de relação entre os prisioneiros e os guardas. Uma prisão construída no século XIX, localizada numa parte remota e não especificada do território italiano,vai ser desativada. Numa atmosfera suspensa, alguns guardas prisionais e presidiários ficam à espera de serem transferidos para outras instalações mas gradualmente surgem novas dinâmicas de relacionamento e as antigas regras da prisão parecem fazer cada vez menos sentido. Jogando com a multiplicidade de pontos de vista e com o espaço, porque as próprias paredes do edifício contam estórias, o terceiro filme de Leonardo Di Costanzo oferece-nos um confronto metafórico entre vigias observados e um duelo de grandes interpretações entre os atores Toni Servillo e Silvio Orlando. Cada plano de Di Costanzo quebra as distinções entre guardas e prisioneiros, revelando a crueldade e as contradições que existem no coração de qualquer sistema penitenciário.
Una Femmina

Una Femmina

15ª Festa do Cinema Italiano
Rosa é uma jovem inquieta e rebelde, que vive com a avó e o tio numa cidade da Calábria, entre montanhas e rios secos. Para Rosa, chegar à idade adulta significa trair a sua família e procurar a vingança, mas quando esta família é a 'Ndrangheta - uma organização mafiosa - cada passo pode ser fatal. Francesco Costabile estreia-se nas longas-metragens com um poderoso drama, com toques de terror psicológico, sobre a rebelião de uma mulher em luta contra as estruturas arcaicas da máfia. A beleza e a violência andam de mãos dadas e a paisagem selvagem da Calábria é o pano de fundo desta primeira obra impressionante, inspirada no livro de investigação “Fimmine ribelli” sobre a violência contra as mulheres no seio de famílias que pertencem à 'Ndrangheta, a associação mafiosa que se formou na região da Calábria e que é hoje uma das organizações criminosas mais influentes, poderosas e perigosas do mundo. Exibido na secção Panorama do Festival de Cinema de Berlim, o primeiro filme de Costabile estreou em simultâneo nos cinemas italianos.
Italiano Per Principianti | Aula Gratuita

Italiano Per Principianti | Aula Gratuita

15ª Festa do Cinema Italiano
O italiano revelou-se, ao longo da história, como uma das línguas principais da cultura e da arte nas suas multíplas declinações. Língua de poetas admiráveis que ditaram modelos e gostos por toda a Europa do Renascimento, língua da arte, num País onde o património artístico ocupa uma vasta área do seu território, língua franca do comércio e da navegação no Mediterrâneo antigo das costas de Espanha até as ruelas de Constantinopla, língua da música clássica e da Ópera que nasceu cantada em italiano, língua do teatro da commedia dell'arte à dramaturgia contemporânea, língua da moda e do design de vanguarda e, por fim, língua da eno-gastronomia mais refinada. A Festa do Cinema Italiano em colaboração com o Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, para cultivar o interesse e o amor pela língua italiana propõe e oferece uma aula de italiano para principiantes que queiram aprender algumas palavras com a ajuda de dois colossos que ganharam vida após o seu fortuito encontro no mar Jónico, a 16 de agosto de 1972.
Atlas

Atlas

15ª Festa do Cinema Italiano
Um drama maduro sobre a elaboração do luto e a relação com o outro, “Atlas” é um filme de tirar o fôlego e a segunda longa-metragem de Niccolò Castelli, que conta com a interpretação da atriz e cantora Matilda De Angelis. Apaixonada por escalada, Allegra decide marcar uma viagem para Marrocos para alcançar o topo da cordilheira Atlas. A sua viagem termina abruptamente quando um homem explode uma bomba num café onde estavam os seus três amigos, que morrem no ataque terrorista. Aniquilada pelo sentimento de culpa e pelo desejo de vingança, ela recolhe-se na sua solidão. Para voltar a desfrutar da vida feliz que levava, Allegra vai empreender uma longa luta contra si mesma e é nesse contexto que conhece Arad, um jovem refugiado do Médio Oriente. Neste drama de Niccolò Castelli sobre o luto e renascimento, a jovem atriz e cantora Matilda De Angelis prova que é uma das melhores promessas do novo cinema italiano.
Il Buco | Das Profundezas

Il Buco | Das Profundezas

15ª Festa do Cinema Italiano
Em agosto de 1961, os jovens membros do Grupo Espeleológico Piemontês dirigem-se para o sul. Na Calábria, e descendo às profundezas da terra, vão descobrir a segunda gruta mais profunda do mundo: o Abismo de Bifurto. Ambientado na década de 1960, durante o boom económico em Itália, “Das Profundezas” reconstitui a jornada de um grupo de jovens espeleólogos que encontra pela primeira vez o fundo do Abismo do Bifurto, 700 metros abaixo da terra, uma das cavernas mais profundas do mundo, no interior intocado da Calábria. O novo filme de Michelangelo Frammartino, que recebeu o prémio especial do júri no 78º Festival de Veneza, é uma maravilhosa meditação sobre a curiosidade fundamental de compreender as profundezas incognoscíveis do mundo natural. Frammartino devolve a tridimensionalidade à tela, deixando que a própria natureza e a humanidade se revelem de acordo com os seus ritmos, e que sejam os seus sons e não os diálogos que falam.
Mondocane

Mondocane

15ª Festa do Cinema Italiano
Mondocane, uma história pós-apocalíptica de violência, crueldade e inocência perdida é o filme de estreia de Alessandro Celli, produzido por Matteo Rovere que ultimamente tem injetado alguma energia no cinema de género italiano. No futuro, a cidade de Taranto foi isolada do resto do país e evacuada devido aos danos causados pela siderurgia. Dentro das cercas, gangues criminosos lutam pelo controle do território. Entre eles o Formiche, um exército de miúdos liderados pelo temível Testacalda. Enquanto do lado de fora a polícia tenta manter a ordem, os dois adolescentes Pietro e Christian entram em contato com o grupo e atraem a atenção de Testacalda, que terá que escolher qual dos dois rapazes colocar sob a sua alçada.Mondocane é um sólido exercício que mistura o tom pós-apocalíptico com o cyberpunk, pessimista tal como o género exige, num cenário distópico onde Roma já não é a capital.
As Quatro Voltas

As Quatro Voltas

15ª Festa do Cinema Italiano
As Quatro Voltas é uma visão poética sobre os ciclos da vida e da natureza e sobre as inquebráveis tradições de um local intemporal. A história de uma alma que se desloca através de quatro vidas consecutivas. Um velho pastor vive os seus últimos dias numa velha aldeia medieval empoleirada nas encostas da Calábria, no ponto mais a Sul da Itália. Ele pastoreia cabras sob o mesmo céu que outros habitantes abandonaram há já muito tempo. Está doente, e acredita ter encontrado o remédio milagroso na poeira que apanha no chão da igreja, e que bebe dissolvido em água todos os dias.Um cabrito nasce. Seguimos as suas primeiras tentativas para andar, as suas primeiras brincadeiras, até este ganhar força e partir para o pasto com o resto das cabras. Bem perto, um majestoso abeto baloiça ao sabor da brisa da montanha e altera-se lentamente ao longo das estações.A árvore está agora no chão. Foi reduzida ao seu próprio esqueleto e é transformada em carvão através do ancestral trabalho dos carvoeiros locais. O nosso olhar perde-se no fumo das cinzas.As Quatro Voltas é uma visão poética sobre os ciclos da vida e da natureza e sobre as inquebráveis tradições de um local intemporal. A história de uma alma que se desloca através de quatro vidas consecutivas.
Salvador Sobral + Temporary Road

Salvador Sobral + Temporary Road

15ª Festa do Cinema Italiano
Concerto Salvador Sobral - Homenagem a Franco Battiato Fã confesso da música e cinematografia italianas, Salvador Sobral apresenta um concerto único criado especialmente para a Festa do Cinema Italiano, onde revisita o repertório de Franco Battiato. Uma noite de homenagem em torno da música de um dos mais notáveis cantautores italianos. Salvador Sobral – VozDiogo Duque – Trompete e Flauta TransversalDiogo Picão – Voz e SaxofoneFrancesco Valente – ContrabaixoOlmo Marín – Voz e Guitarra Este concerto será seguido pela exibição do filme Temporary Road - (una) vita di Franco Battiato de Giuseppe Pollicelli e Mario Tani, um documentário que retrata de forma íntima a vida deste artista obstinadamente revolucionário, através de uma entrevista, imagens de arquivo e excertos dos concertos.
Lovely Boy

Lovely Boy

15ª Festa do Cinema Italiano
Lovely Boy é uma parábola clássica de ruína e renascimento que mostra a dificuldade de crescer, em qualquer idade, e as cicatrizes que ficam quando finalmente se consegue ser adulto. Nic, também conhecido como Lovely Boy, forma a dupla XXG com seu amigo Bornéu e é uma estrela em ascensão da cena musical trap em Roma. Apático e desinteressado por tudo - a família, a namorada grávida, os produtores que o bajulam - Nic está perdido numa espiral de drogas e de autodestruição que o leva a deitar tudo fora.O filme, escrito pelo próprio realizador Francesco Lettieri e por Peppe Fiore, percorre vários blocos narrativos cruzados que se focam numa existência perdida, entre um presente a ser reconstruído e um passado a deixar para trás. Lovely Boy, a segunda longa-metragem do realizador, é acima de tudo a história de uma reeducação para a vida.
I Giganti

I Giganti

15ª Festa do Cinema Italiano
Depois do sucesso de “Perfidia”, Bonifacio Angius voltou ao Festival de Cinema de Locarno para apresentar a sua mais recente e peculiar longa-metragem. “I giganti” é um retrato negro, cómico e decadente da masculinidade que está à beira da implosão. Sete anos depois do sucesso de “Perfidia”, o realizador assina não só a realização mas também o argumento, a direção de fotografia, a edição e a produção do seu novo filme. Um filme assumidamente independente sobre um grupo diversificado de amigos que decide passar a sua última noite juntos, numa atmosfera de hedonismo desenfreado. Uma noite que ocasionalmente lembra o mundo ruidoso de “A Grande Farra” de Marco Ferreri.O que distingue este seu mais recente filme é a liberdade com que o realizador conta esta história, cheia de fúria e raiva mas também de ternura, fragilidade e humor negro. “I giganti” é um filme intenso e inquietante que explora as consequências de querer pertencer ao grupo hegemónico masculino, de ter que renunciar às próprias fraquezas em nome de privilégios que de outra forma estariam fora de alcance.
Diabolik

Diabolik

15ª Festa do Cinema Italiano
Diabolik ataca novamente! Depois da adaptação mais colorida e camp de Mario Bava, a icónica personagem regressa numa adaptação mais clássica e fiel ao universo da banda desenhada, criado pelas irmãs Angela e Luciana Giussani. Os irmãos Mannetti dão uma nova vida ao ladrão mais fascinante e esquivo da história da banda desenhada. O popular duo de realizadores assina um thriller recheado de muita ação e mistério, construído como uma história de quadrinhos com personagens que parecem sair da caneta das irmãs Giussani. Com um ritmo muito próprio e discursivo, o filme de Marco e Antonio Manetti foca-se na história sombria e romântica do primeiro encontro entre Diabolik e Eva Kant num filme que é dominado pelas interpretações de Luca Marinelli e Miriam Leone.Esta nova adaptação é uma reconstrução elegante da banda desenhada que detém um certo charme retro, não só por ir buscar a sua inspiração às histórias originais concebidas pelas irmãs Giussani mas também pela vontade de homenagear os dramas televisivos do passado, produzidos no final dos anos 50, ou filmes como “Ladrão de Casaca” de Alfred Hitchcock.
The Challenge + Whipping Zombie

The Challenge + Whipping Zombie

15ª Festa do Cinema Italiano
The Challenge, de Yuri Ancarani A falcoaria tem uma história de pelo menos 40 séculos. No ocidente, era o desporto favorito da aristocracia medieval. Na cultura árabe contemporânea, o seu prestígio permanece inalterado. Yuri Ancarani atravessa o Golfo Pérsico para acompanhar um falcoeiro numa competição importante. Falcões, Ferraris, xeiques e chitas habitam este assombroso desfile de imagens impressionantes. Nesta meditação sobre o choque entre o antigo e o novo, Ancarani dá-nos acesso a um mundo secreto e bizarro de uma opulência surreal.Whipping Zombie, de Yuri AncaraniNuma remota vila haitiana existe uma dança com escravos e senhores, é o ritual do chicote zombie. Num estado de transe, durante uma música tocada pelas bandas raras, os homens chicoteiam e lutam até morrer e renascer num ciclo infinito. Kale Zonbi (Whipping Zombie) é o nome deste ritual único, filmado pela primeira vez, num paraíso onde é impossível esquecer o horror do passado.
Piccolini Sessão 1  | O Pequeno Mundo de Leo

Piccolini Sessão 1 | O Pequeno Mundo de Leo

15ª Festa do Cinema Italiano
Uma programação do PLAY - Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil de Lisboa, que nos dá a conhecer a trabalho de um dos mestres do cinema de animação Giulio Gianini, autor de grandes obras-primas realizadas em stop motion, e do autor Leo Lionni, criador de vários livros infantis. Um peixe é um peixe, Cornelius, Swimmy e Frederico são os heróis desta coleção de curtinhas, animais que se questionam e filosofam. Cinco fábulas poéticas com desenhos magníficos, adaptados dos livros do ilustrador Leo Lionni, que maravilham os mais pequenos e fazem sorrir os crescidos. Um Peixe é um Peixe (5')A amizade entre uma rã e um peixe. Uma rã conta ao peixinho as belezas da terra, e o peixinho, do fundo do seu lago, vai imaginando…. Eles são grandes amigos aprendendo a respeitar as leis da natureza. Cornelius (5')Um crocodilo habilidoso. Um crocodilo realiza uma proeza extraordinária: caminha apenas com duas patas! Assim Cornelius consegue ver mais longe do que os outros.É meu! (5')O prazer da partilha. Três rãs discutem sem parar. Um sapo dá-lhes um aviso: parem ou vão-se arrepender! Elas terão que se apoiar para ultrapassar uma tempestade.Swimmy (7')O prazer da descoberta. Swimmy é o único peixinho negro entre milhares de peixinhos vermelhos. Um dia apareceu um grande peixe, feroz e faminto…. A curiosidade e a coragem levam o Swimmy a enfrentar o perigo, juntando-se aos outros peixinhos, conquistando assim a liberdade.Frederico (7')Frederico, o ratinho pensador e a sua flor. Enquanto aos outros ratos do campo se abastecem de milho e avelãs para o inverno, Frederico, um ratinho muito especial, abastece-se de sol, cores e palavras. Os raios de sol para se aquecer durante o inverno frio, as cores para tornar colorida a estação mais cinzenta do ano e as palavras para aliviar o aborrecimento…
Matti da Slegare

Matti da Slegare

15ª Festa do Cinema Italiano
Um documentário rodado dentro do instituto psiquiátrico de Colorno, na província de Parma, que sublinha a intenção do psiquiatra Franco Basaglia e do político Mario Tommasini em não marginalizar as pessoas portadoras de doenças mentais. Tommasini, o responsável pela saúde pública na província comunista de Parma, em Itália, desenvolveu uma nova política para a psiquiatria: integrar as pessoas portadoras de doença mental na sociedade, em vez de ignorá-las e esquecê-las, o que era comum na época. Quando quis registar os resultados da sua nova e pioneira política, entrou em contacto com o realizador Marco Bellochio, que filmou este documentário com a cooperativa que formou. Matti da Slegare é, acima de tudo, um apelo contra todos os abusos na saúde pública e um dos exemplos verdadeiramente convincentes do cinema italiano militante, capaz de dissecar o tema da saúde mental com uma análise real que aproveita as experiências de sucesso na recuperação e integração dos doentes. O filme será acompanhado de debate com Marco Bellocchio (via zoom) e Silvano Agosti, que estará presente no festival.
Freaks Out

Freaks Out

15ª Festa do Cinema Italiano
Roma, 1943: Matilde, Cencio, Fulvio e Mario vivem como irmãos no circo de Israel. Quando Israel desaparece misteriosamente, talvez em fuga ou talvez capturado pelos nazis, os quatro são deixados sozinhos na cidade ocupada, mas os seus poderes sobrenaturais vão despertar a atenção de alguém, com um plano que poderá mudar o curso da história. Fulvio está coberto de pêlos da cabeça aos pés e tem uma força sobre-humana. Matilde é uma rapariga que consegue produzir energia e eletrocutar qualquer pessoa que lhe toque, tão elétrica que acende lâmpadas colocando-as na boca. Mario é um anão com capacidades de manipular qualquer objeto de metal. E Cencio, interpretado por Pietro Castellito, é um rapaz albino que consegue controlar os insetos à sua volta. Estes são os quatro heróis, cheios de verdade e pathos, de um universo imaginário construído à volta de um dos mais horríveis episódios da história da humanidade - a Segunda Guerra Mundial. Quando parecia que as aventuras de super-heróis já tinham sido exploradas de todas as maneiras, Gabrielle Mainetti regressa à realização, cinco anos depois de “O Meu Nome é Jeeg Robot”, para demonstrar que a criatividade dos italianos nos filmes de género é (quase) inigualável.
Conversa: Franco Basaglia e a saúde mental

Conversa: Franco Basaglia e a saúde mental

15ª Festa do Cinema Italiano
Encontro e debate com os realizadores Silvano Agosti (em presença) e Marco Bellocchio (em vídeo conferência), após a exibição do documentário Matti da Slegare, acerca do pensamento e obra de Franco Basaglia, psiquiatra que revolucionou esta prática médica, tendo como principal foco a não marginalização das pessoas portadoras de doenças mentais.
Il Cattivo Poeta

Il Cattivo Poeta

15ª Festa do Cinema Italiano
Escritor, poeta, dramaturgo, jornalista, soldado e patriota, Gabriele D’Annunzio foi o homem que inspirou Mussolini no processo de construção do Movimento Fascista Italiano. No entanto, a história de Il cattivo poeta começa nos últimos anos da vida do autor, em exílio, determinado a lutar contra a opressão fascista e sem abrir mão da sua liberdade de expressão. Embora Gabriele D'Annunzio aceite honras e nomeações de Mussolini, o Duce teme-o e envia um jovem militar para vigiar o 'poeta do mal'. No entanto, o poeta, mesmo velho e cansado, não perdeu as suas habilidades de sedução que encantarão o jovem soldado, a ponto de fazê-lo questionar-se sobre a sua verdade e a sua fé no fascismo. A estreia nas longas-metragens de Gianluca Jodice confronta a vitalidade distorcida e transgressora de um pecador, com a morte do pensamento livre e a vontade de agir de acordo com as próprias crenças. O ator Sergio Castellitto veste a pele de Gabriele D'Annunzio nesta parábola sobre poder e liberdade de pensamento com reflexos evidentes no presente.
Europa

Europa

15ª Festa do Cinema Italiano
Um menino iraquiano tenta cruzar a fronteira entre a Turquia e a Bulgária para chegar à Europa, mas é imediatamente parado na fronteira pelas forças policiais que muitas vezes se unem ao crime organizado. É então que foge para a floresta, numa luta pela sobrevivência. “Europa”, escrito e realizado pelo filho de um imigrante iraquiano e mãe italiana, fala-nos da experiência da migração. O realizador Haider Rashid elimina qualquer distância entre o espectador e o seu protagonista, lançando-nos numa experiência imersiva: sentimos o calor, a fome, a fadiga e, acima de tudo, o terror. Os inimigos aparecem de repente diante dos seus olhos e dos nossos, e são inimigos sem identidade, corpos armados sem nomes.Europa é quase um filme mudo, exceto pelos sons da respiração ofegante do protagonista e pelos tiros que ocasionalmente perfuram o silêncio da floresta. Cinematograficamente, a experiência de “Europa” evoca filmes como o húngaro “O Filho de Saúl”: uma jornada de obstáculos através do inferno, que sentimos com todos os cinco sentidos.
E noi come stronzi rimanemmo a guardare | On Our Watch

E noi come stronzi rimanemmo a guardare | On Our Watch

15ª Festa do Cinema Italiano
A falta de garantias sociais e a fragilidade económica são o ponto de partida da nova sátira de Pif, uma comédia original com um olhar crítico sobre o excesso de poder dado à tecnologia e aos algoritmos informáticos que marcam cada vez mais o ritmo da nossa vida. Arturo Giammareresi é um gerente que introduz na sua empresa um algoritmo para ajudar os funcionários a trabalhar menos e melhor. Porém, o algoritmo decide que o trabalho de Arturo é totalmente supérfluo e é despedido na hora. Além dos problemas no trabalho, também perde a namorada - porque outro algoritmo decide que o índice de afinidade do casal é negativo. O seu único consolo será Stella, um holograma que encarna (por assim dizer) todas as suas preferências, como se sempre o tivesse conhecido. Uma vez terminado o teste gratuito da aplicação, e incapaz de renovar a sua subscrição, será forçado a dar um passo em frente, em busca do amor real e da sua liberdade. Pif, pseudónimo de Pierfrancesco Diliberto e ex-repórter, documenta-se sobre as realidades contemporâneas visíveis a todos e constrói uma comédia inteligente, que cita filmes tão diferentes quanto Playtime - Vida Moderna” de Jacques Tati, ou o mais recente Her de Spike Jonze.
Atlantide

Atlantide

15ª Festa do Cinema Italiano
Uma história de iniciação masculina, violenta e destinada ao fracasso, que explode, arrastando a cidade de Veneza para um naufrágio psicadélico. O aclamado vídeo-artista e cineasta Yuri Ancarani mostra-nos Veneza como nunca vimos antes, numa experiência visual incrível e contemporânea. Este não é um filme sobre Veneza como um lugar de saudade, mas sobre as suas ruelas, sobre os vastos canais da lagoa. O cineasta Yuri Ancarani encontra aí a rara beleza da paisagem, habitada por um grupo de jovens cujo sentido da vida é participar em corridas de barco, vivendo num ritmo de adrenalina e ócio. Um filme com um olhar diferente sobre a juventude que perdeu o contato com o seu ambiente.O processo criativo de “Atlantide” durou cerca de quatro anos e a história foi concebida sem guião, permitindo que o filme fosse criado durante o processo de montagem, depois de anos a observar estes jovens, e usando os seus diálogos e vivências. A energia desta obra híbrida está na sua forma e originalidade, um trabalho cinematográfico experimental próximo da esfera artística que teve a honra de competir na secção Orizzonti do 78º Festival de Veneza.
Piccolini Sessão 2 | Iguais mas desiguais

Piccolini Sessão 2 | Iguais mas desiguais

15ª Festa do Cinema Italiano
Curtas metragens que retratam a igualdade de género, crianças com deficiência que superam todos os obstáculos. MatildeVito Palmieri, 2013, 10’, LegendadoMatilde é uma criança inteligente. No entanto, algo na sala de aula a perturba. Conjugando as sugestões do seu professor, o interesse pelas ferramentas da mãe e a paixão pelo ténis, Matilde encontra uma solução original para alcançar a tranquilidade.A MoscaLa Mosca, Marco di Gerlando, 2015, 7’11’’, Sem diálogoPerante o desafio de desenhar um animal de nome começado por M, Carlotta experiencia um bloqueio artístico. RockyDaniele Pini, 2017,15', LegendadoUm amigo imaginário está destinado a ter uma vida curta. Como Leo tem uma paixoneta por uma menina da escola, Rocky sabe que o seu prazo de validade está a chegar ao fim. Mas quer sobreviver, mesmo que prejudique o seu melhor amigo. Valerá a sua sobrevivência mesmo a pena? 2 Pés EsquerdosDue Piedi Sinistri, Isabella Salvetti, 2015, 6’, LegendadoNum bairro histórico de Roma, Mirko joga à bola com os seus amigos enquanto Luana espera pelo seu pai. Acabam por se falar, num encontro cheio de equívocos surpreendentes! Luce e EuLuce & Me, Isabella Salvetti, 2019,10’, LegendadoUm rapaz de 10 anos está no carro com o pai, um fanático do clube de futebol Roma. Eles estão atrasados, o derby está prestes a começ ar, mas primeiro têm que ir a outro lugar.
D’amore si vive

D’amore si vive

15ª Festa do Cinema Italiano
Amor, ternura e sexualidade. Durante três anos, Silvano Agosti conheceu e questionou a população de Parma sobre três elementos constitutivos do sentimento de amor. O projecto “D’amore si vive” começou por ser uma série de filmes feitos para televisão (num total de quase nove horas) mas mais tarde o material recolhido foi editado para este formato de longa-metragem de hora e meia, exibido na televisão italiana em 1984. Filmado na cidade de Parma, o filme examina em detalhe o funcionamento do amor, especialmente entre os mais rejeitados da sociedade. Histórias que, ainda hoje, impressionam pela extraordinária espontaneidade dos protagonistas ao contarem os detalhes mais íntimos das suas vidas. Silvano Agosti, colaborador noutros filmes de realizadores avant-garde e de esquerda, foi produtor do icónico “Il pianeta azzurro” e um dos realizadores de “Matti da Slegare”, em colaboração com Marco Bellocchio e outros realizadores.
Pato Com Laranja

Pato Com Laranja

15ª Festa do Cinema Italiano
Entre os anos 50 e os anos 80, Luciano Salce realizou dezenas de comédias italianas, género de que ele foi, se não um dos mais famosos, um dos mais prolíficos realizadores. Pato com Laranja, no original L'anatra all'arancia, é o seu filme mais conhecido em Portugal - e ainda há muita gente à espera de saber "como é que acaba", depois da infame exibição na televisão nacional portuguesa. Ugo Tognazzi e Monica Vitti protagonizam esta paródia do matrimónio e da masculinidade, de resto temas regulares na commedia all'Italiana.Pato com Laranja foi transmitido pela primeira vez na RTP1, na Noite de Cinema, dia 21 de setembro de 1983, em pleno horário nobre. Quando o filme foi para o ar, logo após o Telejornal, chegaram à redação da RTP vários telefonemas de telespectadores revoltados, a insultarem o filme devido a algumas cenas de nudez. Hoje em dia, ninguém ligaria nenhuma ao plano em que a atriz Barbara Bouchet mostra o rabo nu, porém na altura tornou-se num assunto sério.
L'amore in Italia / Innamorati + Che cos'è l'educazione sessuale

L'amore in Italia / Innamorati + Che cos'è l'educazione sessuale

15ª Festa do Cinema Italiano
Após grandes mudanças como a lei do divórcio e a do aborto, Luigi Comencini conduz uma investigação entre velhos e jovens, sul e norte, ricos e pobres, para contar os aspectos mais quotidianos e paradoxais do amor, segundo os italianos. Trinta e duas entrevistas em cinco episódios foram exibidos em 1978 na televisão nacional italiana. A 15ª Festa do Cinema Italiano exibe dois desses episódios - “Innamorati” e “Che cos'è l'educazione sessuale”
Marx Pode Esperar

Marx Pode Esperar

15ª Festa do Cinema Italiano
Exibido no Festival de Cannes, Marx può aspettare é um documento extraordinário, uma síntese do cinema de Marco Bellocchio e, ao mesmo tempo, uma revelação profundamente íntima da personalidade do realizador e da trágica história do seu irmão gémeo. Camillo morreu em 1968. Quase cinquenta anos depois, Marco reúne toda a família para um almoço. Junto da sua família, ele pergunta-se sobre Camillo, o seu irmão gémeo que se suicidou quando tinha apenas 29 anos. Irmãos. Netos. A irmã da namorada da época. Um psiquiatra. Um padre. Falando com cada um deles, e relembrando aqueles anos e aqueles factos, Marco Bellochio reconstrói os pedaços do passado, finalmente dando corpo a um fantasma com o qual lidou ao longo da vida. O realizador que recebeu a Palma de Ouro honorária em 2021, através da sua família, revive a história do seu irmão, sem filtros ou pudores, quase em jeito de investigação, reconstruindo uma época e as pessoas que refletem grande parte do seu cinema.
Il bambino nascosto | Sessão de Encerramento

Il bambino nascosto | Sessão de Encerramento

15ª Festa do Cinema Italiano
A amizade entre um professor de piano napolitano e um jovem membro da Camorra que está em fuga está no centro da nova longa-metragem de Roberto Andò, uma tocante adaptação de um romance do próprio realizador que teve honras de encerramento do 78º Festival de Veneza. Gabriele Santoro, interpretado por Silvio Orlando, vive num bairro operário de Nápoles e é professor do Conservatório, onde ensina piano. Certa manhã, uma criança de dez anos entra furtivamente no seu apartamento para se esconder. “Il maestro” — como é conhecido no bairro — reconhece o intruso como Ciro, um menino que mora com os pais e irmãos no sótão do mesmo prédio, filho de um mafioso da Camorra. Um filme feito de silêncios e olhares, mas também repleto de reviravoltas dramáticas e problemas reais, no contexto alucinado de uma cidade dominada por um submundo do crime que opera em paralelo com as pessoas mais honestas, até os seus caminhos colidirem.
Festival Política

Festival Política

O Festival Política está de regresso ao São Jorge tendo a Desinformação como tema central e a guerra na Europa como pano de fundo.
Pessoas com deficiência e pessoas surdas. Que mitos?

Pessoas com deficiência e pessoas surdas. Que mitos?

Festival Política
“A desinformação entre duas comunidades: pessoas com deficiência e pessoas Surdas. Que mitos sociais têm de ser desconstruídos?”
Sessão Futuro

Sessão Futuro

Festival Política
“A Semente” de Jorge Sousa, Manuel Janela Gil, Rafael de Lopes, 7’ (Portugal)Um homem obcecado com o ambiente vai até ao extremo para comungar com a natureza.“Food Court”: um homem come mais do que o necessário para chegar ao limite do consumo.“Cacos”: uma família portuguesa adapta-se a um quotidiano diferente, enquanto uma situação irreversível toma partido, marcando assim um distinto antes e depois na vida destas pessoas e alterando o seu rumo.“Libertação”: Mia narra a sua complexa história de vida, partilhando com o público os seus traumas, o abandono do pai, a depressão pós-parto da sua mãe e como em todo o mal ela podia ver vislumbres do bem.“Rei da Gaiola”: Simone luta com a sua relação com o pai desde que foi diagnosticado com Alzheimer precoce. Num sábado à tarde, encontra um tabuleiro de xadrez antigo e brinca com Ernesto. Ambos são despertados pelas memórias.“Flor de Estufa”: o quotidiano silencioso de uma imigrante numa exploração agrícola. Diariamente, lida com a solidão e a precariedade, sem nunca esquecer o que deixou para trás. Uma perspetiva sobre a exploração dos imigrantes em Portugal, pelos olhos de uma trabalhadora de estufa.
“27 de maio em Angola: desinformação, auto-censura e silêncios”

“27 de maio em Angola: desinformação, auto-censura e silêncios”

Festival Política
A purga dentro do MPLA, a 27 de maio de 1977, desembocou em milhares de desaparecidos, mandados assassinar pelo regime de então como acusados de seguirem ideias de Nito Alves, um dos líderes do MPLA. A desinformação gerada pelos meios de informação do Estado angolano gerou uma violência que levou ao assassinato de três músicos muito populares: David Zé, Urbano de Castro e Artur Nunes. Como estão a ser testemunhadas, reconhecidas e transmitidas estas memórias traumáticas? Com o músico Chalo Correia e membros da Associação 27 de Maio. Moderação de André Soares (jornalista/antropólogo). Com tradução para Língua Gestual Portuguesa.
Sessão Guerra na Europa | Prémio Sakharov

Sessão Guerra na Europa | Prémio Sakharov

Festival Política
Bósnia, Julho de 1995. Aida Selmanagić (Jasna Djuricic) trabalha como tradutora para a ONU em Srebrenica. Quando uma unidade do Exército da República Sérvia ocupa a região, até aí considerada uma área de segurança sob a proteção das Nações Unidas, ela vê a própria família entre as milhares de pessoas que procuram proteção nos campos de refugiados. Como está presente em reuniões das equipas de manutenção de paz, Aida tem acesso a informações desanimadoras. Nomeado para o Óscar de melhor filme internacional. Exibido em parceria com o Gabinete do Parlamento Europeu em Lisboa. Antes da sessão será feita a evocação do vencedor do Prémio Sakharov 2021: Alexei Navalny.
Como lidar com o crescimento da extrema-direita em Portugal?

Como lidar com o crescimento da extrema-direita em Portugal?

Festival Política
O debate focar-se-á em como as forças democráticas podem combater a desinformação, o discurso de ódio e esta (nova) extrema-direita no espaço político público.
Cara a Cara com os Deputados

Cara a Cara com os Deputados

Festival Política
Encontro entre cidadãos e deputados representantes dos partidos com assento na Assembleia da República. Durante cinco minutos, os participantes inscritos conversam individualmente com cada deputado sobre um tema, dúvida ou questão. Necessária inscrição prévia através do e-mail: participa.politica@gmail.com Com tradução para Língua Gestual Portuguesa mediante solicitação prévia.
Sessão Refugiados | “My heart is there, my body is here”

Sessão Refugiados | “My heart is there, my body is here”

Festival Política
Há histórias muito duras que não chegam à maioria das pessoas. Documentário sobre o passado, o presente e o futuro de pessoas com estatuto de refugiado, que procura amplificar a sua voz. Uma produção da Universidade de Coimbra, elaborada no seguimento do Projeto Teachmi.
Sessão Manipulação da Informação | “A nossa bandeira jamais será vermelha”

Sessão Manipulação da Informação | “A nossa bandeira jamais será vermelha”

Festival Política
A luta dos jornalistas independentes no Brasil para romper o embargo informativo imposto pelas seis famílias que dominam o sistema de informação do país. Ao examinar a influência da imprensa brasileira nos eventos sócio-políticos que ocorreram entre 2013 e 2019, o filme responde a uma pergunta que intriga o mundo todo: como é que Jair Bolsonaro se tornou presidente do sexto país mais populoso do mundo?
“O jeito que o corpo dá 1.0” – performance de Luan OKUN

“O jeito que o corpo dá 1.0” – performance de Luan OKUN

Festival Política
Mo.vi.mente.ação na Diáspora, de Luan OKUN. As fugas necessárias para a destruição da norma, e assim da condição de sucesso, de fracasso, de género e racialidade. Colaboração: @yunaturva Proposta vencedora do concurso de bolsas para artistas, criadores e ativistas, lançado pelo Festival Política e pelo Instituto Português de Desporto e Juventude (IPDJ).
Sessão Ditadura | "Salazácula"

Sessão Ditadura | "Salazácula"

Festival Política
Uma reflexão visual sobre as semelhanças entre a ditadura de António de Oliveira Salazar e o imaginário clássico do cinema de terror.
Sessão Política do Território | "Dispersos pelo Centro"

Sessão Política do Território | "Dispersos pelo Centro"

Festival Política
Quando Tiago Pereira, de “A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria” convida Álvaro Domingues para uma viagem pelas Terras da Chanfana, surge uma questão pertinente e maior que eles próprios ou a paisagem na qual figuram. Retrata um presente sem o intuito de adivinhar o seu futuro nem o saudosismo por um passado ido, num documentário humanista que deambula entre as pessoas e o território.
Networking Festival Política

Networking Festival Política

Festival Política
Ativistas, público do festival e equipa do Festival Política encontram-se para um momento descontraído de networking, troca de contactos e experiências. É só aparecer e estar disposto a conhecer novas pessoas, projetos e ideias para mudar o mundo. Com tradução para Língua Gestual Portuguesa mediante solicitação prévia.
Sessão Corpos Políticos | "Bustagate" + "Alcindo"

Sessão Corpos Políticos | "Bustagate" + "Alcindo"

Festival Política
"Bustagate", um ano depois do incidente do Bairro da Jamaica (zona da margem Sul de Lisboa) eis o panorama escandaloso da violência e desigualdade social em Portugal. Um filme-intervenção póstumo à sua personagem imaginária, dedicado aos portugueses.“Alcindo”: a 10 de Junho de 1995, sob o pretexto múltiplo de celebrar o Dia da Raça e a vitória para a Taça de Portugal do Sporting, um grupo de etno-nacionalistas portugueses sai às ruas do Bairro Alto para espancar pessoas negras que encontra pelo caminho. O resultado oficial foram 11 vítimas, uma delas mortal, cuja trágica morte na Rua Garret atribui o nome ao processo de tribunal – o caso Alcindo Monteiro.
Sessão A Música Cigana a Gostar Dela Própria

Sessão A Música Cigana a Gostar Dela Própria

Festival Política
Os ciganos têm presença na Península Ibérica pelo menos há 500 anos, no entanto em Portugal a sua música foi sempre quase esquecida, pouco conhecida, pouco gravada. Hoje essa música distingue-se muito por rumbas e fados, mas também por muita música religiosa e algum rap. Existem também músicos que não sendo ciganos se apaixonam por esta música e a adotam. Viajamos então pelo país para conhecer esta música invisível. Segue-se um concerto com o grupo Família Gitana. Com tradução para Língua Gestual Portuguesa.
A Grande Mentira

A Grande Mentira

Festival Política
“A grande mentira”, por Hugo van der DingHugo van der Ding promete uma viagem aos grandes mitos e enganos da nossa História. Uma aula ao vivo para levar (muito) a sério. Com tradução para Língua Gestual Portuguesa.
Sessão Sexo no Feminino

Sessão Sexo no Feminino

Festival Política
"Tout le monde dit la chatte”: a masturbação feminina aos olhos de mulheres de diferentes gerações. Delicadamente, apesar do desconforto causado pelo tabu da masturbação, as suas vozes dão início a uma conversa e tornam este diálogo possível.“A arte do sexo”: a indústria pornográfica não é muito bem vista, principalmente pela falta de ética nas relações de trabalho e por problemas que ocorreram no passado. As personagens deste filme embarcam numa viagem para desmistificar e dignificar “A Arte do Sexo”.
Sessão Corpos Políticos II

Sessão Corpos Políticos II

Festival Política
“O Berloque Vermelho”: um homem recebe de um amigo um berloque em forma de coração para pôr ao pescoço. Quando a jóia desaparece, o homem entra em pânico e não consegue lidar com os sentimentos que o gesto e a perda do berloque lhe suscitam. Num ato louco e sangrento, fará o impensável.“O Ofício da Ilusão”: a arte da ilusão é esculpida com imagens de um arquivo familiar dos anos 70 e 80 e clips de som de filmes. Madame Bovary é a heroína de Flaubert e abre os anfitriões deste exercício narrativo. Com base no diálogo de Ema Paiva com o seu amigo e confidente Pedro Lumiares no filme “Vale Abraão”, de Manoel de Oliveira, entendemos a identidade de género como uma caracterização fechada dos valores sociais.“O Teu Nome É”: o olhar sobre o caso de homicídio de Gisberta Salce Jr., transexual, hiv-positiva, sem-abrigo e toxicodependente que foi brutalmente torturada e violada durante vários dias seguida por um grupo de 14 adolescentes no Porto, Portugal, em 2006. Centrado em temas como a memória, o estatuto social, a violência, a discriminação e a identidade de género, “O Teu Nome É” explora o relato preocupante de dois dos adolescentes condenados, agora jovens, e as memórias dos amigos transexuais de Gisberta, confrontando diferentes perspetivas e dimensões da condição humana.“Tracing Utopia”: uma viagem virtual pelos sonhos e desejos de um grupo de adolescentes queer de Nova Iorque, uma Geração Z que vê o mundo com olhos diferentes e esperança no futuro. Um filme que ilustra a importância e o poder de encontrar uma comunidade.
Oficina de Tipografia "Falsos Títulos"

Oficina de Tipografia "Falsos Títulos"

Festival Política
O objetivo desta sessão é trabalhar o tema do festival e simular peças noticiosas cuja apresentação ou conteúdo causam desinformação no leitor. Para isso, vamos aprender sobre a técnica de impressão tipográfica de caracteres móveis, e com ela imprimir sobre papel algumas peças noticiosas para expor no evento e também para levar para casa. Com tradução para Língua Gestual Portuguesa mediante solicitação prévia. Proposta de Rui Sebastian vencedora do concurso de bolsas para artistas, criadores e ativistas, lançado pelo Festival Política e pelo Instituto Português de Desporto e Juventude (IPDJ).
Sessão Política no Feminino

Sessão Política no Feminino

Festival Política
“Ava Kuña, Aty Kuña; mulher indígena, mulher política”: uma abordagem poética da resiliência política das mulheres indígenas brasileiras, retratando a Kuñangue Aty Guasu, a Grande Assembleia de Mulheres Guarani Kaiowá, povo indígena da região do Mato Grosso do Sul que há muito luta pelo direito ao seu território.
Sessão Revolução | "Rua do Prior, 41"

Sessão Revolução | "Rua do Prior, 41"

Festival Política
“Rua do Prior 41”: Lisboa, 1974. Franco Lorenzoni, militante da Lotta Continua, o grupo italiano extraparlamentar mais importante dos anos 70, ocupa uma casa na Rua do Prior, nº 41. Durante os meses seguintes, essa casa acaba por se tornar na sede da Associação Revolucionária de Amizade Portugal-Itália, que traz centenas de jovens do mundo inteiro para verem o “país mais livre da Europa”. Uma viagem por um dos capítulos menos conhecidos da Revolução dos Cravos, para libertar sonhos, esperanças e deceções de uma geração de rapazes e raparigas que, por um curto e entusiasmante momento, acreditaram que conseguiriam mudar o mundo.
Negras

Negras

Festival Política
Invisibilidade. Social e política. À superfície das camadas de preconceitos, hipérboles e hipersexualização estão vivências, sentimentos e dicotomias que chegam ao debate público a conta gotas. “Negra” é o palco dessas vozes. Com Sílvia Barros na música e o coletivo Mulheres Negras Escurecidas para abrir a conversa, é hora de ouvir. 
IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema

IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema

IndieLisboa - Festival Internacional de CinemaDe regresso às suas datas habituais, o IndieLisboa apresenta a sua 19ª edição entre os dias 28 de abril e 8 de maio.
Albufeira + Zéfiro | Sessão de Abertura

Albufeira + Zéfiro | Sessão de Abertura

IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema
AlbufeiraCurta-metragem dos anos 1960, uma produção de Francisco de Castro, Albufeira é um filme de cariz promocional do turismo na cidade algarvia (tal como Lisboa, Jardim da Europa), mostrando, contudo, a marca autoral e experimental de António Macedo, um dos fundadores do Cinema Novo português, sempre atreito a fugir aos cânones de produção. Esta sessão decorre no âmbito do projeto FILMar, operacionalizado pela Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, com o apoio do programa EEAGrants 2020-2024.ZéfiroUm filme que caminha por Lisboa enquanto documentário, mas que quer realmente é galgar o Rio Tejo em pleno modo ficcional, de forma a explorar a margem sul, de onde parte à aventura Alentejo fora até ao Algarve. O narrador é Luis Miguel Cintra e o galgador é o criminoso em fuga de Marcello Urgeghe. Esta sessão decorre no âmbito do projeto FILMar, operacionalizado pela Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, com o apoio do programa EEAGrants 2020-2024.
Arrebato

Arrebato

IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema
Um realizador de filmes de terror com um problema de adicção recebe uma misteriosa encomenda de Pedro, o primo da ex-namorada, que lhe envia uma cassete áudio, um rolo de filme e uma chave para o apartamento dele. Ambos têm uma paixão pelo cinema, mas Pedro está paranóico com a ideia de este ser o seu fim. Exibição de cópia recém restaurada em 4K pela primeira vez em Portugal.
Um Filme em Forma de Assim

Um Filme em Forma de Assim

IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema
João Botelho volta a trazer Alexandre O’Neill ao cinema e, depois de Um Adeus Português, chega a vez do conto “Uma Coisa em Forma de Assim”. O elenco conta com Filipe Vargas, Gabriela Barros, Soraia Chaves, Maria Leite, Joana Santos, Maya Booth, Dinarte Branco, Vera Moura, Pedro Diogo, Inês Castel-Branco, Pedro Inês, Maria João Pinho, Matamba Joaquim, Pedro Lacerda, Cláudio da Silva, Cristã Alfaiate, Joana Botelho e Mafalda Lencastre, entre outros.
Boca do Inferno | Curtas

Boca do Inferno | Curtas

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SpiderUm filme que começa citando algo que todas as mães e todos os pais, na história do mundo, terão dito ou pensado: é tudo muito giro, até alguém ficar sem um olho.Sucking DieselUma tentativa de assalto e um mal entendido. Depois de uma noite calma, Marion não estava à espera de que o seu turno terminasse assim.FuryUma animação que expressa, através de linhas orgânicas e de uma expressividade visual notável, uma agressão e uma frustração que rompem com os limites do físico.Baby BoomA vida de Runar não parece estar a desenvolver-se de forma auspiciosa até ao momento em que faz swipe right a uma bela criatura vinda do espaço que o quer engravidar.BearA namorada de Jack acorda irritada. Jack finge não reparar, até ela sair de casa. É tudo um ardil porque ele tem uma surpresa preparada para ela. Só falta ver qual é.Kerplunky!Depois de ter trazido Bobby Pinwheel no ano passado, Robert Kleinschmidt está de volta com as suas excêntricas aventuras em stop motion. Este festival animado lida com temas como o isolamento, o alcoolismo e do apodrecer de dentes. Clássico Kleinschmidt.Night of the Living DicksNão há espaço para metáforas subtis quando se pode ser tão alegremente directo. Um filme-homenagem a outros clássicos, incluindo Eles Vivem, de John Carpenter, sobre misoginia e dinâmicas de género. Tudo começa quando Venla descobre um par de óculos com características muito especiais.SharkJack está prestes a conhecer o amor da sua vida, aqui protagonizado por Rose Byrne (A Melhor Despedida de Solteira, Má Vizinhança). Tudo parece correr bem no melhor dos mundos… e mais não contamos.
Cinema de Colo

Cinema de Colo

IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema
O CINEMA DE COLO é um cinema para bebés. Chama-se assim porque o colo é o lugar por onde começamos a conhecer o mundo, ao mesmo tempo quentinhos e levados pelos nossos pais. Esta sala de cinema tem uma cenografia especialmente inspirada no ar livre, criada por Maria Eugênia Cavaggioni e Bárbara Costa, alunas da ESMAE.Escolhemos seis pequenos filmes* - histórias cheias de cores e sons, num espaço que permite que a criança possa reagir e mover-se em segurança com uma cenografia de som e luz que acrescenta ao espaço a experiência vivida no grande ecrã... Uma primeira vez, que será uma inesquecível descoberta conjunta de pais e filhos da magia da sala de cinema. 
Novíssimos 1

Novíssimos 1

IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema
MapaDois anjos ou dois seres omni-videntes concentram-se a observar as deambulações de um par de amigos pelas ruas de Lisboa, numa tarde quente.A Monte / On the RunCinco amigos partem para umas férias aventureiras na costa do Alentejo. Mas o seu rumo leva-os para perto de alguém que Rita deseja mas teme reencontrar.Catástrofes Naturais  / Natural DisastersCosem-se, a linhas hábeis, desastres naturais que se ligam a desastres bem humanos. O humor, a morte, o medo, são as teclas da composição.Mulher da Minha Gente / Woman of My PeopleDescemos até ao Vale do Ave para conhecer as histórias das suas mulheres — especialmente, a avó da realizadora — e a sua ligação às fábricas têxteis, no contexto antes do fim da ditadura.Morrer à Beira do Rio / To Die By the RiverChegam as notícias do médico em relação a uma dor de costas e a vida mundana e solitária de Celeste é sobressaltada.Milagre de Agualva-Cacém / Miracle of Agualva-CacémNeto e avó executam os gestos de uma balada rural sobre um encontro com a morte.
Cinema de Colo

Cinema de Colo

IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema
O CINEMA DE COLO é um cinema para bebés. Chama-se assim porque o colo é o lugar por onde começamos a conhecer o mundo, ao mesmo tempo quentinhos e levados pelos nossos pais. Esta sala de cinema tem uma cenografia especialmente inspirada no ar livre, criada por Maria Eugênia Cavaggioni e Bárbara Costa, alunas da ESMAE.Escolhemos seis pequenos filmes* - histórias cheias de cores e sons, num espaço que permite que a criança possa reagir e mover-se em segurança com uma cenografia de som e luz que acrescenta ao espaço a experiência vivida no grande ecrã... Uma primeira vez, que será uma inesquecível descoberta conjunta de pais e filhos da magia da sala de cinema. 
Lisboa, cidade triste e alegre

Lisboa, cidade triste e alegre

IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema
Nos anos 1950, Victor Palla e Manuel Costa, dois amigos arquitectos, retratam a cidade de Lisboa em mais de 6000 fotografias. Estas são publicadas num livro epónimo circulado em fascículos, em pleno regime fascista, mas esquecido durante o meio século seguinte. Depois das suas mortes, torna-se o livro de fotografias com maior projecção internacional de sempre e este filme é uma homenagem ao trabalho destas duas figuras, que faz agora 100 anos. 
The Girl From Dak Lak

The Girl From Dak Lak

IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema
No campo, os dias eram sempre os mesmos, o que levou Súóng a ir para Saigon, a cidade cheia de gente e possibilidades infinitas. Mas quando arranja um trabalho num restaurante pequeno, com outras duas raparigas — onde também moram, juntas — entra numa rotina absorta. Nada parece existir fora do restaurante. Mas a sua vida interior não é tão displicente e há uma batalha dentro de si que terá de resolver.
Patti Smith, Electric Poet + Songs For Drella

Patti Smith, Electric Poet + Songs For Drella

IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema
Patti Smith, Electric PoetPatti Smith já tem 74 anos, já viveu várias vidas como artista e continua a testar os limites da sua arte. Poeta, escritora, cantora, música, são inúmeras as suas facetas. E o seu cunho é sentido, mesmo que sem grande alarido. De coração punk, com apenas um êxito comercial no bolso mas muito rock’n’roll na bagagem, Smith é literalmente uma lenda viva, cheia de histórias para contar.Songs For DrellaUm filme-concerto, de 1990, agora em versão restaurada. Ed Lachman captou, três anos depois da morte de Andy Warhol, uma performance em palco de Lou Reed e John Cale do álbum que escreveram em conjunto e em homenagem ao seu mentor — Drella, junção de Drácula e Cinderella, era um diminutivo usado pelos que o rodeavam. As canções do álbum falam do próprio, da sua vida e da relação dos dois músicos com Warhol.
Cette Maison

Cette Maison

IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema
Como re-imaginar uma tragédia da primeira década dos anos 2000? É essa a centelha que ilumina este filme. Dez anos depois do aparente suicídio de uma adolescente, repensa-se o passado desta perda, que ainda afecta o presente, com a promessa do que o futuro desta rapariga poderia ter sido. Numa história que triangula o Haiti, o Canadá e os Estados Unidos, Tessa regressa ao mundo pelo poder do cinema.
Cinema de Colo

Cinema de Colo

IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema
O CINEMA DE COLO é um cinema para bebés. Chama-se assim porque o colo é o lugar por onde começamos a conhecer o mundo, ao mesmo tempo quentinhos e levados pelos nossos pais. Esta sala de cinema tem uma cenografia especialmente inspirada no ar livre, criada por Maria Eugênia Cavaggioni e Bárbara Costa, alunas da ESMAE.Escolhemos seis pequenos filmes* - histórias cheias de cores e sons, num espaço que permite que a criança possa reagir e mover-se em segurança com uma cenografia de som e luz que acrescenta ao espaço a experiência vivida no grande ecrã... Uma primeira vez, que será uma inesquecível descoberta conjunta de pais e filhos da magia da sala de cinema. 
Contos e Bicharocos | IndieJúnior Famílias

Contos e Bicharocos | IndieJúnior Famílias

IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema
Sessão para +3Pincéis de Cerda / BristlesO que fará um pincel quando sente as cerdas a secar? Tudo o que pode para salvar a sua cabeleira, senão como poderá voltar a pintar? Vermelho / RedConhecemos uma menina que habita um mundo vermelho e que está cansada de ver sempre a mesma paleta. Quando consegue espiar novas e apelativas cores, parte à aventura numa busca por um mundo mais colorido. Ursinho Silencioso / Hush Hush Little BearPode ser hora de ir dormir, mas isso não quer dizer que estejam todos prontos para isso. Enquanto os ursos-adultos se distraem com mel e bagas, os ursos-pequenos fazem todo o tipo de travessuras no meio das nuvens. URSA - A Canção da Aurora Boreal / URSA - The Song of the Northern LightsUrsa é um pequeno urso polar que tem de desbravar o Ártico para encontrar a mãe. Entre o frio e a neve, em direção à aurora boreal, vai encontrando diferentes desafios e diferentes animais até chegar ao seu destino. O Nosso Porquinho / Our PiggyO nosso porquinho está animado e mais animado fica quando o aspirador começa a funcionar. Mas esse não é o seu único momento de felicidade, que tanto pode surgir com uma caixa, um barco ou com luzes de Natal. Olá Estranho / Hello StrangerOs astronautas têm como missão ir onde nunca se foi antes e descobrir o desconhecido. Porque tudo é alienígena, ou estranho, até conhecermos melhor. Uma Casa / The HouseUma família vai de férias e a sua casa fica preocupada: onde será que eles foram? Ser Grande / Be BigNão é fácil ser um monstro pequenino numa sala de aula cheia de colegas enormes. Geomdaeng tem dificuldade em ser sequer visto ou ouvido, quanto mais que lhe dêem a atenção devida. Como pode ele tornar-se o que não é: grande?
Cinema de Colo

Cinema de Colo

IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema
O CINEMA DE COLO é um cinema para bebés. Chama-se assim porque o colo é o lugar por onde começamos a conhecer o mundo, ao mesmo tempo quentinhos e levados pelos nossos pais. Esta sala de cinema tem uma cenografia especialmente inspirada no ar livre, criada por Maria Eugênia Cavaggioni e Bárbara Costa, alunas da ESMAE.Escolhemos seis pequenos filmes* - histórias cheias de cores e sons, num espaço que permite que a criança possa reagir e mover-se em segurança com uma cenografia de som e luz que acrescenta ao espaço a experiência vivida no grande ecrã... Uma primeira vez, que será uma inesquecível descoberta conjunta de pais e filhos da magia da sala de cinema. 
Cinema de Colo

Cinema de Colo

IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema
O CINEMA DE COLO é um cinema para bebés. Chama-se assim porque o colo é o lugar por onde começamos a conhecer o mundo, ao mesmo tempo quentinhos e levados pelos nossos pais. Esta sala de cinema tem uma cenografia especialmente inspirada no ar livre, criada por Maria Eugênia Cavaggioni e Bárbara Costa, alunas da ESMAE.Escolhemos seis pequenos filmes* - histórias cheias de cores e sons, num espaço que permite que a criança possa reagir e mover-se em segurança com uma cenografia de som e luz que acrescenta ao espaço a experiência vivida no grande ecrã... Uma primeira vez, que será uma inesquecível descoberta conjunta de pais e filhos da magia da sala de cinema. 
Cinema de Colo

Cinema de Colo

IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema
O CINEMA DE COLO é um cinema para bebés. Chama-se assim porque o colo é o lugar por onde começamos a conhecer o mundo, ao mesmo tempo quentinhos e levados pelos nossos pais. Esta sala de cinema tem uma cenografia especialmente inspirada no ar livre, criada por Maria Eugênia Cavaggioni e Bárbara Costa, alunas da ESMAE.Escolhemos seis pequenos filmes* - histórias cheias de cores e sons, num espaço que permite que a criança possa reagir e mover-se em segurança com uma cenografia de som e luz que acrescenta ao espaço a experiência vivida no grande ecrã... Uma primeira vez, que será uma inesquecível descoberta conjunta de pais e filhos da magia da sala de cinema. 
Um Nome para o Que Sou

Um Nome para o Que Sou

IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema
Maria Lamas ficou conhecida como uma activista política feminista portuguesa, sendo ainda tradutora e jornalista, que deixou uma obra fundamental, As Mulheres do Meu País, que retratava íntima e meticulosamente a condição das mulheres em Portugal no final dos anos 1940. O filme é sobre o processo de escrita deste livro (através do espólio, dos diários), mas é também uma reflexão sobre a própria Lamas enquanto figura do feminismo português.
Coma

Coma

IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema
Quando a pandemia mudou todos os planos, Bertrand Bonello pegou numa mão cheia de actores  (e na voz de Gaspard Ulliel) para fazer cinema socialmente distante e Coma é uma ode ao que é estar fechado em casa. Um filme dedicado à filha, cuja personagem-no-ecrã passa o dia a olhar para o pequeno ecrã do telefone, usufruindo de todas as modalidades que esse mini-espelho dá para nos sentirmos ligados ao mundo. Até que o que é real e o que é narrativa colidem estrondosamente. O que interessa é que seja #conteúdo.
Cinema de Colo

Cinema de Colo

IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema
O CINEMA DE COLO é um cinema para bebés. Chama-se assim porque o colo é o lugar por onde começamos a conhecer o mundo, ao mesmo tempo quentinhos e levados pelos nossos pais. Esta sala de cinema tem uma cenografia especialmente inspirada no ar livre, criada por Maria Eugênia Cavaggioni e Bárbara Costa, alunas da ESMAE.Escolhemos seis pequenos filmes* - histórias cheias de cores e sons, num espaço que permite que a criança possa reagir e mover-se em segurança com uma cenografia de som e luz que acrescenta ao espaço a experiência vivida no grande ecrã... Uma primeira vez, que será uma inesquecível descoberta conjunta de pais e filhos da magia da sala de cinema. 
She Will

She Will

IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema
Com Dario Argento como produtor executivo, este filme reúne actores como Rupert Everett e Malcolm McDowell, com Alice Krige no papel principal. Veronica Ghent parte para uma atmosférica Escócia para recuperar de uma dupla mastectomia. Um filme sobre vingança, mas com uma dose de humor negro. Serão as cicatrizes provas de um trauma passado ou indício de subsequente recuperação e restabelecimento?
Silvestre Curtas 1

Silvestre Curtas 1

IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema
SideralNo nordeste do Brasil, vai ser lançado o primeiro foguetão do país com tripulação. Nos arredores, uma mãe e empregada de limpeza, olha para o espaço com anseio.Glass LifeSara Cwynar é uma artista contemporânea multifacetada e Glass Life é uma viagem pelo seu arquivo de imagens que se torna um comentário sobre sobre o consumo e a nossa cultura visual, num corrupio de obras de arte, fotografias de comida ou emojis.How Do You Measure a Year?Todos os anos, no aniversário da filha, o pai senta-a para filmar as suas respostas às mesmas perguntas. Ao vermos a rapariga a crescer, de bebé a pessoa crescida, vemos também a evolução da relação entre pai e filha.Une embuscade en suspens / An Ambush in SuspenseA intrigante apresentação de uma série de objectos — como cadeiras de plástico brancas — que são apresentados ao espectador antes de serem destruídos de formas insólitas, como com árvores a desabar-lhes em cima.
Medusa

Medusa

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Em Medusa, o Brasil de Anita Rocha da Silveira é um Estado dominado pelas forças do cristianismo e fascismo, onde um grupo de jovens evangélicos funciona como força de opressão, atacando qualquer mulher que considerem “impura” ou ameaçadora perante o dogma que glorificam. Mas nem tudo corre sem resistência, mesmo dentro deste grupo de crentes cegos, e Mariana, uma jovem que estuda enfermagem, começa a questionar tudo aquilo em que acredita.
Silvestre Curtas 2

Silvestre Curtas 2

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Bird in the PeninsulaUm filme hipnótico que começa com um grupo de jovens rapazes a dançar, tentando seguir as instruções do professor. Um ritual de iniciação interdito a raparigas. Mesmo que uma espreite. Nosferasta: First BiteNosferasta é um filme co-escrito e protagonizado pelo artista e músico rastafari Oba, que imagina uma história de origem, e uma avaliação do colonialismo, muito particular. Acompanhamos Oba desde que foi mordido pelo vampiro Cristóvão Colombo, em 1492, até à sua existência pós-vampírica atual. Triforium / TriforiumO trifório é uma galeria interior, mas normalmente aberta, que dá para a nave de uma igreja. Neste filme, passeamos, acompanhados pela música de Laurence Crane, pelo trifório da londrina Westminster Abbey, que esteve escondida da vista humana durante 700 anos. Masques / MasksOlivier Smolders, Bélgica, Documentário, Experimental, 2021, 23'Um filme-contemplação sobre o uso de máscaras, as caras de quem nos é querido e os rituais que construímos para nos sentirmos ligados ao que vem depois da morte.