AgendaO CinemaContactos

A

A

A

588146588146
Novíssimos 2
CinemaCinema
Sala MDO

O festival internacional de cinema regressa para a 17ª edição com uma imagem renovada, de 25 de Agosto a 5 de Setembro de 2020, às salas do Cinema São Jorge, Culturgest, Cinema Ideal e Cinemateca Portuguesa.

 

-------------------------------

 

ODE À INFÂNCIA/ODE TO CHILDHOOD

Luís Vital/João Monteiro, Portugal, anim., 2019, 7’

Pela mão do seu pai, uma tímida menina vai ao parque brincar. Mas quando descobre uma outra menina cheia de energia brincam sem parar. No final daquele dia mágico nada ficará como dantes.

 

À TARDE, SOB O SOL/AFTERNOON SUN

Gonçalo Pina, Portugal, fic., 2020, 10’

O desejo não é um assunto para as palavras. É sim uma leveza que pesa nas tardes sem vento, nas roupas molhadas a secar, nos banhos de água calda na piscina. À noite, os insectos são atraídos pela luz, pois o desejo não é um assunto para as palavras. 

 

THE SACRIFICE OF THE DRUIDS

Reinaldo Pinto Almeida, Portugal, doc./exp., 2020, 7’

A luz revela, mas pode sacrificar. A partir de um trabalho de improvisação visual e sonora, Reinaldo Almeida explora as ligações entre a lenda dos druidas e uma misteriosa casa. Exercício de atmosfera que une o que nos contam e o que queremos contar.

 

MULHER COMO ÁRVORE

Flávio Ferreira/Helder Faria/Alejandro Vásquez/ Daniela Cajias/Carmen Tortosa, Portugal, doc., 2020, 18’

Elba já viveu muito. A sua rotina é feita de tarefas em casa e no campo, do cuidado dos animais, de “cartas no ar” que escreve à eternidade. O colectivo de realizadores Los Segundos filmou uma carta de resposta, a partir da resistência e força de Elba.

 

LANIAKEA SUPERCLUSTER Rodrigo Ralha, Portugal, doc./exp., 2019, 11’

Laniakea Supercluster é um superaglomerado de galáxias que contém a nossa Via Láctea. Neste filme-viagem, ora melancólico, ora inquietante, avançamos musicalmente pelos elementos que somos. O animal, a água, o céu, manequins e pedras quebradas.

 

CONTRAFOGO

Carolina Vieira, Portugal, doc./exp., 2020, 10’

Um pequeno teatro de sombras. A família encena a cineasta. A realizadora-tela revela- -nos, pelo cinema, a relação com a sua família. Pessoa e sombra, campo contracampo, o quotidiano do que nos rodeia molda-nos, e por sua vez, queima, transforma-se.

 

SUBCORRENTE UNDERCURRENT

Alice dos Reis, Portugal, fic., 2020, 16’

Na obra de Alice dos Reis, artista residente entre Lisboa e Amesterdão, o mundo marinho tem sido objecto de reflexão. Nesta ficção, os cardumes de krill carregam nanocâmaras. Estarão conscientes das imagens que produzem e que são objecto do olhar humano?

 

NESTOR

João Gonzalez, Portugal/Reino Unido ∙  Portugal/United Kingdom, anim., 2019, 6’

Nestor é um homem que sofre de um distúrbio obsessivo compulsivo, relacionado com o posicionamento dos objectos à sua volta. Por infelicidade vive numa casa-barco onde a oscilação e instabilidade são a norma.



Informações Úteis

Bilhetes à venda na Ticketline e na bilheteira do Cinema São Jorge.

 

IMPORTANTE

- No quadro do esforço nacional de contenção da propagação da COVID-19, a lotação das salas encontra-se limitada. O uso de máscara é obrigatório. Conheça todas as normas e recomendações aqui.

Horários

27 Ago

Qui: 19:00