AgendaO CinemaContactos

A

A

A

As i want main stillAs i want main still
As I Want
CinemaCinema
Sala 3

A MOSTRA-ME - Mostra de Documentários sobre Direitos Humanos é uma mostra de cinema documental promovida pela Amnistia Internacional Portugal que potenciar a consciência individual e coletiva sobre os Direitos Humanos. A programação incluí documentários, alguns deles inéditos, sobre temas distintos realizados em diversos países com o intuito de fornecer uma perspetiva alargada sobre alguns dos desafios que se colocam aos Direitos Humanos na atualidade.

------------------------------

 

As I Want (2021)

Realizadora: Samaher Alqadi | Ano: 2021 | Produção: Prophecy Films | País: Egito, França, Noruega, Palestina e Alemanha | Duração: 88’

 

No segundo dia do aniversário da revolução, ocorrem várias agressões sexuais na Praça Tahrir. Em resposta, uma enorme multidão de mulheres enfurecidas surge nas ruas. Samaher Alqadi junta-se a elas, acompanhada da sua câmara que tanto serve como proteção, como para documentar os protestos de uma rebelião crescente de mulheres. Samaher não tem ideia de onde a história a vai levar. As suas filmagens coincidem com a sua gravidez, o que a leva a considerar a sua infância na Palestina e o significado de ser mulher e mãe. Inicia, assim, uma conversa imaginária com a sua própria mãe, que morre antes que ela pudesse vê-la uma última vez. Num diálogo íntimo interior que nos guia ao longo da narrativa, Samaher começa a formar as palavras que não são ditas e a partilhar os seus segredos mais profundos. Ela faz uma viagem traumática de regresso à casa dos seus pais, em Ramallah, onde ela evoca e confronta memórias sombrias da infância a que conseguiu escapar. Enquanto isso, a luta no Egito continua e, mesmo após o nascimento de seu filho, Samaher ainda se encontra na linha de frente. As I Want (Como Eu Quero) é um documentário político crucial e contundente, um filme de ensaio e uma jornada interior em que a emancipação individual está ligada ao processo coletivo de libertação no mundo árabe.

 

Com conversa com o público após o filme, com a participação da investigadora e ativista Shahd Wadi.



Informações Úteis

 

Inicio de venda online: dia 2 de novembro

Incício de vendas na bilheteira Cinema São Jorge: dia 9 de novembro

 

Preçário:

Normal – 4 euros

> 65 anos e estudantes – 2 euros

Horários

23 Nov

Ter: 21:00