AgendaO CinemaContactos

A

A

A

Goa smith in kandahar graveyard%c2%a9galafilmGoa smith in kandahar graveyard%c2%a9galafilm
Ghosts Of Afghanistan | Sessão de Abertura
CinemaCinema
Sala 3

A MOSTRA-ME - Mostra de Documentários sobre Direitos Humanos é uma mostra de cinema documental promovida pela Amnistia Internacional Portugal que potenciar a consciência individual e coletiva sobre os Direitos Humanos. A programação incluí documentários, alguns deles inéditos, sobre temas distintos realizados em diversos países com o intuito de fornecer uma perspetiva alargada sobre alguns dos desafios que se colocam aos Direitos Humanos na atualidade.

------------------------------

 

Ghosts Of Afghanistan (2021)

Realizador: Julian Sher | Ano: 2021 | Produção: GalaFilms | País: Canadá | Duração: 89’

 

A velocidade a que os talibãs reconquistaram o Afeganistão tomou-nos de surpresa. Como foi possível isto acontecer? O que correu mal com “a guerra boa”? O que vem a seguir?

O Ocidente invadiu o Afeganistão em 2011 com promessas de democracia, liberdade e direitos das mulheres. Foi um desastre. Centenas de milhares de pessoas foram mortas. A corrupção e abusos eram endémicos. Como correspondente de guerra jovem e idealista, Graeme Smith seguiu as tropas até à batalha no Afeganistão. Agora, regressa a um lugar que lhe deu pesadelos para ver se ainda há esperança para a paz. Smith revisita velhos amigos e conhecidos e observa profundas divisões no país. Shaharzad Akbar, o principal investigador de direitos humanos no país, denuncia os abusos tanto por Talibãs como pelo governo. Mulheres francas e diretas na Universidade de Cabul estão determinadas a manter os seus direitos e liberdades, duramente conquistados, perante qualquer regresso dos Talibã. Em contraste, em Kandahar, mulheres de burca explicam porque não têm medo dos Talibã.

Mas o que dizem os Talibã sobre como vão governar o Afeganistão? Smith faz uma viagem memorável para visitar a sua sede não-oficial em Doha, Qatar. O movimento que antes bania a televisão e as câmaras, tem agora uma geração de jovens líderes, que partilham os seus vídeos no website dos Talibã e usam as redes sociais para espalhar a sua mensagem.

 

 

Conversa com o público após o filme com a participação do realizador Julian Sher (online, a partir do Canadá) e Pedro A. Neto, diretor executivo da Amnistia Internacional Portugal, com moderação de Marriet Intumbo.



Informações Úteis

 

Inicio de venda online: dia 2 de novembro

Incício de vendas na bilheteira Cinema São Jorge: dia 9 de novembro

 

Preçário:

Normal – 4 euros

> 65 anos e estudantes – 2 euros

Horários

22 Nov

Seg: 21:00