16 a 24 Setembro

O Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer é o primeiro festival nacional criado com o propósito específico de exibir novas propostas cinematográficas de temática gay, lésbica, bissexual, transgénero e transsexual, um género cunhado internacionalmente como Cinema Queer. Este é um cinema que irrompe com crescente expressão nos grandes festivais de cinema internacionais e é objetivo do Queer Lisboa o de programar o que de mais relevante em termos estéticos e narrativos se faz no panorama mundial, visando colmatar o facto de esta cinematografia ser de acesso restrito ao grande público.

Cinema

QUEER LISBOA 20


Sala Manoel de Oliveira/Salas 2 e 3

29 Setembro a 2 Outubro

TRAZ CINEMA NO FEMININO

33 filmes, debates, workshops, performances e uma exposição são o âmago da programação da 3ª edição do Festival Olhares do Mediterrâneo – Cinema no feminino, a decorrer de 29 de Setembro a 2 de Outubro, no Cinema São Jorge.

O filme oficial de abertura do Festival é uma obra documental visualmente deslumbrante, vencedor de vários prémios, da autoria de Evangelia Kranioti, que também assina o argumento e a direcção de fotografia. A trama de Exotica, Erotica, Etc, sobre a vida dos marinheiros em alto mar e os seus encontros amorosos fortuitos, demorou 9 anos a ser concluído, implicando mais de 20 viagens e 450 horas de filmagem.  A entrada para este filme é gratuita.

Cinema

OLHARES DO MEDITERRÂNEO


Sala MO / Sala 3